Você gostaria de saber quanto tempo ainda lhe resta de vida?

Curioso, não?

Pois pode ficar despreocupado.

Já existem maneiras de descobrir a resposta para essa pergunta.
 
Uma equipe de pesquisadores espanhóis desenvolveu um teste de escada que pode prever se alguém tem maior probabilidade de morrer de câncer ou de doenças cardíacas.

O estudo envolveu cerca de 13.000 participantes, todos diagnosticados ou suspeitos de sofrer de doença coronariana.

Os participantes foram convidados a subir quatro lances de escada.

Aqueles que não conseguiam terminar de subir as escadas ou que precisavam parar para recuperar o fôlego ou segurar o corrimão tinham duas vezes mais chances de morrer de câncer e eram três vezes mais propensos a morrer de doenças cardíacas.

"Se você pode andar muito rápido até três andares de escadas sem parar, ou acelerar quatro andares sem parar, seu corpo tem boa capacidade funcional", disse o doutor Jesús Peteiro, principal autor do estudo.

"Do contrário, é uma boa indicação de que você precisa fazer mais exercícios.”

Mas, se você não tem acesso a escadas, não tem problema.

Há outro teste que pode ser feito em qualquer lugar e leva menos tempo.

Vamos lá: você consegue se equilibrar?

O médico brasileiro Claudio Gil Araújo desenvolveu este teste depois de perceber que muitos de seus pacientes, especialmente os mais velhos, muitas vezes têm dificuldade com equilíbrio e força, como pegar algo do chão ou ficar em pé em cima de uma cadeira.

Como os problemas de equilíbrio e condicionamento aumentam o risco de quedas e acidentes perigosos (e também podem prejudicar a saúde cardiovascular), ele se perguntou se a flexibilidade, o equilíbrio e a força de um paciente poderiam ser usados ​​como uma medida da expectativa de vida.

Sua ideia era que os pacientes poderiam estar mais motivados para entrar em melhor forma se tivessem uma maneira mais real de medir como sua saúde geral estava sendo afetada por seu condicionamento.

Por exemplo, se um paciente é instruído a entrar em forma, é improvável que ele mude seu comportamento.

Mas se lhes disserem "se você não estiver em melhor forma, você pode estar morto em cinco anos", ele então prestará mais atenção à saúde.

Claro, o teste também precisava ser simples.

Se fosse necessário equipamento caro ou dispositivos de medição, ele provavelmente não seria acessível a muitas pessoas.

Assim, Araújo e seus colegas desenvolveram o teste de elevação da posição sentada, ou SRT.

O melhor é que não precisa de nenhum equipamento e pode ser realizado em segundos.

Na verdade, você pode pegar um amigo para experimentar o teste agora mesmo. (É recomendável que você use roupas folgadas e confortáveis.)

Comece ficando de pé no meio de uma sala.

Sem usar os braços ou as mãos para ajudar, agache-se cuidadosamente em uma posição sentada com as pernas cruzadas.

Quando estiver confortável, tente se levantar - novamente, sem usar os braços.

O teste é baseado em uma escala de pontos entre 1 e 10 (5 pontos para sentar, mais 5 pontos para ficar de pé).

Cada vez que você usa um braço ou um joelho para ajudar no equilíbrio durante o teste, você subtrai 1 ponto de 10 pontos possíveis.

Meio ponto é subtraído a cada vez que você perde o equilíbrio,  ou quando a execução da ação se torna desajeitada.

O teste foi feito em mais de 2.000 de seus pacientes com idade entre 51 e 80 anos, e revelou que as pessoas que obtiveram menos de 8 pontos no teste tinham duas vezes mais chances de morrer nos próximos seis anos.


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Aqueles que marcaram três pontos ou menos foram cinco vezes mais propensos a morrer dentro desse mesmo período de tempo.

No geral, cada ponto alcançado no teste foi responsável por uma redução de 21% na mortalidade.

O estudo de Araújo foi realizado apenas em pacientes com mais de 50 anos.

Portanto, os resultados não significam a mesma coisa para indivíduos mais jovens que fazem o teste.

Mas, se você tem menos de 50 anos e tem problemas com o teste (baixa performance), fique atento e se cuide.

A boa notícia é que, quanto mais jovem você é, mais tempo você tem para entrar em melhor forma.

Fonte: MNN e Discover Magazine

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