Infelizmente, em períodos festivos, como carnaval e fim de ano, as pessoas cometem grandes exageros, como o excesso de consumo de bebidas alcoólicas.

Por isso nada melhor do que ter uma carta na manga para saber como se recuperar dos excessos durante os dias de folia.

A nutricionista oncológica e ortomolecular Paula Pratti, do Centro de Excelência Oncológica, listou algumas dicas para ajudar os festeiros exagerados a revigorar a saúde e fazer o detox pós-festa:
 
1. Beba bastante água

A água é um excelente aliado na desintoxicação do corpo.

Além de hidratar, a água literalmente lava o corpo de dentro para fora, ajudando a eliminar toxinas.
 
2. Consuma carne animal e plantas e evite industrializados

Invista em carnes (o mais frescas possível), ovos, peixes e vegetais (abobrinha, palmito, repolho, couve-flor, berinjela, pepino, espinafre, agrião), cujo teor de calorias é baixíssimo.

Use temperos, como azeite, limão, sal, pimenta, orégano.

Não consuma molhos industrializados.

Descasque mais e desembrulhe menos, esse é o lema!
 
3. Beba chás gelados

Muitos chás, como o hibisco ou o de casca de abacaxi temperado com canela em pau ou com folhinhas de hortelã e gengibre, são excelentes diuréticos e refrescantes;
 
4. Dê atenção às frutas

Após as festas, consuma frutas como melão, melancia, abacaxi, pêssego, morango, kiwi e acerola.

Apesar de algumas terem de alto índice glicêmico, elas têm elevado teor de água, são ricas em vitaminas e minerais e ainda ajudam a repor o que foi perdido.

Mas não exagere, duas a três porções por dia já é o ideal.
 
5. Tome sucos verdes

Sucos com folhas (couve, hortelã) e frutas cítricas (limão, maracujá, acerola) são bem nutritivos e ajudam a fortalecer o sistema imunológico, que pode ter ficado debilitado devido aos excessos.


 
6.  Alimentos fotoprotetores

Os carotenoides como betacaroteno e licopeno - presentes na cenoura, laranja, damasco, mamão e tomate - são nutrientes que têm como propriedades reduzir os danos causados pela exposição aos raios solares.

7.  Evite a ingestão de bebida alcoólica

Por alguns dias, evite o consumo de bebidas alcoólicas, para que seu corpo se recupere da desidratação causada pelo álcool.
 
Receita de suco sefrescante e protetor

INGREDIENTES
 
Polpa de acerola congelada ou o suco da própria fruta

1 pedacinho de cenoura

1 damasco seco (para adoçar)

5 folhas de hortelã

Lascas de gengibre a gosto

1 copo de água

MODO DE PREPARO

Bata no liquidificador a cenoura, a polpa de acerola, o damasco, a água  e as folhas de hortelã.

Depois, acrescente o gengibre em lascas para aromatizar.

E beba logo em seguida.

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