Há vários tipos de inteligência.

A emocional é certamente uma das mais importantes.

Infelizmente, ela tem perdido cada vez mais espaço.

Pelo que podemos ver, nossas crianças e jovens têm passado horas em jogos eletrônicos e redes sociais.

É bem verdade que a tecnologia tem contribuído para o desenvolvimento cognitivo deles, mas, ao mesmo tempo, essa rotina causa estresse, dependência, ociosidade e ansiedade.

Se seus filhos sofrem com esses sintomas, é hora de ajudá-los com técnicas de relaxamento.

Afinal, não queremos um futuro formado por pessoas agitadas e sem controle emocional, não é verdade?

Separemos nove técnicas infalíveis.

Veja:

1. Apagar as velas

Você deve ensinar seu filho a encher a barriga de ar, respirando fundo.

Em seguida, ele deve exalar o ar lentamente.

O processo deve ser repetido algumas vezes até que o jogo comece.

Coloque uma vela a meio metro de distância, sobre a mesa, e peça que ele faça o inverso: inspire lentamente depois exale com força, a fim de apagar a vela acesa.
A brincadeira deve durar 5 minutos – isso ajudará a criança a aprender como respirar fundo.

2. O jogo do balão

Esta é outra técnica bem divertida.

Pegue algumas bolas de festa coloridas e peça para que a criança encha a primeira até explodir.

A segunda bola deve ser enchida, mas não deve ser amarrada.

A criança deve segurar a boca da bexiga e manipular para que o ar saia completamente aos poucos.

No final, peça ao seu filho que feche os olhos e imagine que é um desses balões de ar.

Peça que ele respire fundo e depois expire lentamente, como a segunda bola que ele encheu.

Depois pergunte como a criança se sentiu ao se imaginar como uma bola.

Converse com ela.

Diga que ,quando não temos inteligência emocional, explodimos como o primeiro balão.

Por outro lado, quando somos equilibrados, podemos expulsar lentamente todos os problemas, como o segundo balão.

3. O relaxamento progressivo

Procure um vídeo no Youtube sobre relaxamento de Koeppen.

Eles ensinam técnicas de relaxamento para crianças, com uma excelente música de fundo.

Você pode estimular esse momento em qualquer lugar, inclusive na escola, se perceber que os pequenos estão muito agitados.

Coloque uma música relaxante, peça para que eles se sentem na cadeira e pressionem os braços no assento, enquanto suspendem um pouco o corpo.

4. O jogo da semente

Faça esta atividade com a criança.

Coloque uma música relaxante e a luz ambiente.

Vocês vão simbolizar o crescimento de uma árvore: ajoelhem-se no chão com a cabeça baixa e os braços estendidos para a frente, como se fossem gatinhos acordando.

Depois joguem os braços para cima, ainda ajoelhados.

E, por fim, vão se colocando em pé, como uma bela árvore frondosa.

Faça isso à noite, antes da criança dormir.

5. A história da tartaruga

Esta história é bem interessante e você pode contar para crianças entre 3 e 7 anos.

Conta-se que uma tartaruga vivia irritada e brigava muito com todo mundo.

Um dia, acabou ficando sozinha, pois ninguém queria estar perto dela.

Por sorte, outra tartaruga, que era muito sábia, ensinou-lhe um segredo para controlar a raiva: “Entre no casco, conte até se acalmar e depois mude seus pensamentos, até esquecer o que a deixou tão estressada. Assim, você ficará calma e feliz”.

Para incentivar, você pode entregar uma desenho de uma tartaruga feliz e outro de uma tartaruga triste, para que a criança possa refletir sobre isso.

6. O recipiente calmante

Você deve colocar num pequeno recipiente a água, silicone líquido e purpurina.

Em momentos de estresse, a criança pode contemplar aquele potinho.

Se ela mexer, vai observar os movimentos da purpurina, que podem ser comparados às emoções de pessoas em situação de estresse.

Esta técnica é perfeita para relaxar a mente em dias de ansiedade.

7. Sopro na bola

O desafio é manter uma bola de festa no ar, apenas soprando para cima.

Marque o tempo de record.

8. Papel antiestresse

Estimule que a criança faça rabiscos e amasse papéis, fazendo pequenas bolinhas.

É interessante pegar um papel em branco e pedir para que ela faça colagens que as bolinhas de papel que ela criou anteriormente.

Isso ajuda habilidade motora, além de relaxar.

9. Pintura de mandala

Há livros de pintura e até imagens na internet.

Peça ao seu filho que pinte uma mandala - isso relaxa e aflora a criatividade.

Além disso, a criança fica mais concentrada.

Tenha vários momentos desses com as crianças e elas crescerão muito mais felizes.

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