Você sente uma dor na sola do pé quando acorda pela manhã e se levanta?

Talvez isso seja o sinal de uma doença de difícil tratamento.

O nome dessa doença é fascite plantar, uma inflamação do tecido conjuntivo, que liga os dedos dos pés ao calcanhar.

O problema é desencadeado quando desgastamos a sensível região do calcâneo até a metatarsiana, ou seja, toda a área abaixo dos dedos dos pés.

Se isso ocorre, procure um médico o quanto antes.

Em casos em que o tratamento não é feito rapidamente, a doença se agrava e traz consequências graves para a saúde, como: dores no joelho, quadril, costas ou até rigidez dos membros.

O que causa esta doença é:

- Pisar em superfícies duras por mais tempo

- Irregularidade nos pés ou na pisada

- Fraqueza muscular

- Sapatos apertados

- Excesso de atividades físicas

A forma mais natural de tratar o problema é com alongamentos e técnicas de relaxamento.

1. Bola de tênis: sente-se numa cadeira confortável e se coloque de coluna reta e bem apoiada.

Pise um pé no chão e outro na bola - procure passar o calcanhar sobre a bola várias vezes.

É importante toda a planta do pé receber esta "massagem".

Faça isso por um minuto, repetindo duas vezes em cada pé.

2. Ainda sentado(a), cruze as pernas e leve uma mão até o pé mais próximo.

Estique o pé para trás o máximo que puder.

Com a outra mão, segure o calcanhar para manter a posição firme.

Mantenha assim por 15 segundos e depois solte.

Repita 4 vezes em cada pé, com pequenos intervalos.

Feito isso, passe para o outro pé.

3. Pernas esticadas: sente-se no chão com a coluna e pernas retas.

Em seguida, coloque uma toalha para formar um arco sobre seus pés.

Puxe a toalha para esticar bem - mantenha essa posição por 30 segundos; depois, solte.

Os três procedimentos devem ser repetidos diariamente, mas não deixe de consultar um especialista antes.

Para melhor efeito, consuma açafrão (cúrcuma), gengibre e abacaxi regularmente.

Procure também tomar banhos de sol para reforçar a absorção de vitamina D.

Observe também as instruções abaixo e veja se já está seguindo tudo direitinho:

- Mantenha o peso adequado.

- Use sapatos bem acolchoados, confortáveis e apropriados para cada atividade.

- Faça alongamento nos pés, antes e depois dos esportes ou no início e no fim do dia.

- Se você tem um pé pronador (ou seja, ele é inclinado pé para dentro), use alguma cunha ou modelo deste tipo que deixe o passo neutro.

- Palmilhas especiais para atletas, caso você pratique esportes.

- Não use calçados planos ou muito rígidos e muito menos ande sem calçados por muito tempo.

Os pés carregam todo o peso do nosso corpo, por isso merecem uma atenção muito especial.

Este é um blog de notícias sobre tratamentos caseiros. Ele não substitui um especialista. Consulte sempre seu médico.

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