Colocar as pernas na parede.

Um simples movimento que, por incrível que pareça, faz muito bem ao nosso corpo.

Na ioga, essa postura é chamada de Viparita karani e, apesar do nome, é bastante fácil e pode ser feita em casa.

Ela também é conhecida popularmente como “posição das pernas na parede”.

Mas fácil de decorar, não é mesmo?

Essa postura é faz muito bem a dançarinos, atletas e trabalhadores que têm um dia a dia muito estressante.

Isso porque ela é capaz de aliviar a dor, relaxar a mente e reduzir a ansiedade.

Ou seja, é a melhor coisa a se fazer depois de chegar em casa e sentir o corpo todo tenso.

Há algumas variações dessa posição, mas não importa a que você escolher, todas são muito eficazes.

Separamos as três mais comuns.

Confira:

1ª variação

Deite-se no chão de barriga para cima e encoste suas pernas na parede.

Você pode colocar um travesseiro abaixo do bumbum para ficar mais confortável, principalmente se for gestante.

A sola dos pés deve estar voltadas para cima, em direção ao teto.

Enquanto isso, deixe os braços ao lado do corpo para manter o equilíbrio.

Sinta toda a coluna no chão.

Permaneça nessa posição por três minutos.

2ª variação

Faça o mesmo que a posição acima, a única diferença é que você vai manter os pés mais distantes, formando um “V” com as pernas.

Isso vai permitir que você sinta mais a região da virilha.

Afaste o máximo que puder e deixe o corpo relaxado.

pes_na_parede.jpg

3ª variação

O início é o mesmo que as duas outras variações.

No entanto, desta vez, você vai colar a sola de um pé no outro, deixando os joelhos voltados para fora.

Contraia e depois relaxe, repetindo o movimento dez vezes.

Esta é uma boa dica para as grávidas.

Parece até uma brincadeira de criança, não é mesmo?

Mas os benefícios são incomparáveis:

1. Aumenta o fluxo sanguíneo e diminui inflamações

Basta um dia para que você já sinta a diferença: redução de inchaço nos pés, tornozelos e pernas.

2. Melhora a mobilidade dos músculos isquiotibiais (músculos posteriores das coxas) e reduz a dor nas costas

Dor nas costas geralmente é o resultado de quem fica o dia todo sentado numa cadeira.

Quando fazemos a posição das pernas na parede aliviamos a tensão lombar, além de melhorar a mobilidade dos músculos posteriores das coxas.

3. Reduz o estresse e estimula o relaxamento

Esta postura melhora o fluxo sanguíneo e alivia dores musculares.

Isso vai ajudar você a relaxar e até dormir melhor.

Outros benefícios:

- Combate sinusite e rinite

- Ativa a tireoide

- É benéfica para quem sofre de varizes

- Atua intensamente na mulher, combatendo problemas como corrimentos, sensibilidade vaginal e frigidez sexual.

Contraindicações:

Deve ser evitada no período menstrual e por quem tem problemas sérios de visão, como glaucoma.

Pessoas com problemas sérios na coluna e pescoço só devem executar este movimento sob a supervisão de um instrutor experiente de ioga.

Este é um blog de notícias sobre tratamentos caseiros. Ele não substitui um especialista. Consulte sempre seu médico.

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