Você sabia que existe mais de um tipo de ansiedade?

Pois olha só: a ansiedade é, na verdade, a resposta natural do seu corpo ao estresse.

É normal sentir-se ansioso antes de fazer um teste, fazer um discurso, começar um novo emprego ou mudar para um novo lugar.

Esse tipo de ansiedade é desagradável, mas não interfere em sua vida diária.

Mas, se os seus sentimentos de ansiedade são extremos, duram mais de seis meses e interferem na sua vida diária, você provavelmente tem um distúrbio de ansiedade, que pode ser intenso e prejudicar muito seu corpo e mente.

Ele pode, inclusive,  impedir que você faça as coisas de que mais gosta.
 
Os transtornos de ansiedade podem ser causados ​​por um conjunto complexo de fatores, como experiências de vida, genética, personalidade e química cerebral.

E o terrível ataque de pânico é uma forma de transtorno de ansiedade.

Os sintomas mais comuns de um ataque de pânico incluem:

- palpitações/ aumento da frequência cardíaca

- formigamento ou dormência nas pernas, pés, braços ou mãos

- sensação de que você está ficando louco ou perdendo o controle

- sudorese (suor em excesso)

- fraqueza

- tremor

- dor no peito

- dor de estômago

- náusea

- sensação de sufocação ou falta de ar

- tontura

- ondas de calor ou arrepios

- sensação de que você está morrendo

Muita coisa, não é?

Mas, calma.

É possível controlar a ansiedade e evitar ataques de pânico de maneira simples e muito saudável ao mesmo tempo.

Basta seguir uma dieta adequada.
 
A gente explica: a deficiência de certos nutrientes pode causar ou agravar a ansiedade ou levar a ataques de pânico.

Tanto a ansiedade quanto ataques de pânico podem estar associados a deficiências de triptofano, ferro e vitamina B6.

A própria ansiedade também pode esgotar seus níveis de nutrientes.

E quanto mais baixos forem seus níveis de nutrientes, mais ansioso você ficará.

O triptofano é encontrado em sementes, vegetais, frutas e alimentos de origem animal.

A ingestão inadequada de triptofano pode reduzir a produção de serotonina, prejudicando diretamente sua memória e diminuindo seu humor.

Um baixo nível de serotonina, por exemplo, é conhecido como uma das causas de ataques de pânico.

A serotonina, também conhecida como “o hormônio da felicidade”, é uma substância química criada pelo intestino e cérebro que ajuda a acalmar e promove uma sensação de bem-estar.

E olha que interessante: um estudo da Faculdade de Medicina, Odontologia e Ciências Farmacológicas da Universidade de Okayama, no Japão, mostrou que os níveis de ferro e vitamina B6 foram significativamente menores nos pacientes com ataques de pânico admitidos nos serviços de emergência.

Mas quais são os alimentos ideais para diminuir a ansiedade e evitar a ataques de pânico?

Aqueles que contenham ferro, vitamina B6 e triptofano.

Alimentos ricos em ferro incluem:

- carne

- fígado e outras carnes de órgãos

- ovos

- marisco

- verduras (especialmente espinafre, couve, beterraba e nabo)

- sementes de abóbora

- feijão

- tomate

- ervilha

- lentilha

- damasco secos

- melaço (mel de engenho)

- spirulina

- cacau ou chocolate amargo

- uva passa

- aveia

- brócolis

- quinoa

- ameixa

- castanha de caju

Alimentos ricos em vitamina B6 incluem:

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- abacate

- ervilha

- grão-de-bico

- amendoim

- sementes de girassol

- espinafre

- cenoura

- aspargo

- batata-inglesa

- batata- doce

- carnes: peixe, aves, carne de porco, carne bovina

- banana

- nabo

- alho

- germe do trigo

- pimentão vermelho

- quinoa

- pistache

- avelãs

- castanha de caju

- lentilha

- ameixa

- brócolis

- Feijão

Alimentos ricos em triptofano incluem:

- sementes de abóbora

- ovos

- abacaxi

- agrião

- couve-flor

- tomate

- nozes

- queijo

- verduras folhosas

- batata-inglesa

- batata-doce

- sementes de Chia

- pistache

- pepino

- peixe (sardinha, salmão, truta, bacalhau)

- peru

- cogumelos

- quinoa

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